ACSolutions

Implantação e Integração de Sistemas

Implantação de Softwares

A implantação é a primeira e a mais importante etapa do ciclo de vida do software corporativo, nesse momento é de suma importância a participação dos usuários, gestores, analista e outros interessados, buscando minimizar os problemas existentes.

A implantação de um software corporativo em uma organização onde este atingirá o dia-a-dia de dos usuários, impacta nos processos organizacionais, administrativos e gerenciais e várias outras atividades, seja pela automação ou informatização de processos e fluxos que até então eram manuais ou mesmo pela substituição do sistema legado.

Fatores decisivos na implantação e integração de softwares:
• Comunicação ineficiente entre equipes e sistemas.
• Falta de identificação de um gestor e do usuário chave para partes do sistema e para o sistema como um todo.
• Falta de planejamento inicial para o processo de implantação.
• Não identificação de riscos e condições iniciais de implantação.
• Conhecimento nos processos sistêmicos para integração com softwares já existentes.
• Disponibilização do software em ambiente de produção sem documentação para usuários.
• Identificação e capacitação deficiente de usuários ou até falta de usuários.
• Falta de acompanhamento ao uso do software em produção.

Nos baseando nas boas práticas observadas em implantações bem sucedidas assim como a utilização de práticas de gerenciamento de projetos, para criar a visão do processo de implantação na sua empresa.

Integração de Softwares

Hoje é cada vez mais comum empresas e organizações possuírem mais de um software para gerirem seu negócio, é de extrema importância que esses softwares possuam comunicação entre si, efetuando trocas de dados, validando informações e até mesmo gerando registros entre si. A integração entre sistemas poupa recursos ao reduzir ou até mesmo eliminar a entrada dos mesmos dados de forma duplicada, também atua como forma de reduzir o tempo gasto com recadastro, reconciliações de discrepâncias entre diferentes softwares e outros fatores.

A integração de softwares também permitem a otimização dos processos de negócio e incrementam o acesso aos dados em processos de tomada de decisão. Integrações são vitais para que se realizem todos os benefícios almejados pela adoção de qualquer nova tecnologia.